Em 2026, já passaram apenas seis semanas e os investidores já tiveram que lidar com tudo, desde o dólar e a independência da Reserva Federal EUA, até as oscilações bruscas nos metais preciosos, tensões com a NATO, eleições no Japão, e até mesmo, a queda forte nas acções de software.
Tudo isto deixou os investidores sem fôlego este ano mas existe algo que não pode ser ignorado: a economia global está a crescer rapidamente.
Segundo os inquéritos realizados às empresas nos Estados Unidos e no resto do mundo, em Janeiro, a actividade empresarial em todos os sectores e regiões continua a acelerar, consistente com um crescimento global anualizado de 3% no trimestre.
Por conseguinte, um movimento cíclico está a surgir a nível mundial, como se poderá verificar em alguns activos financeiros:
➡️ Cobre:
O preço deste metal disparou 40% em seis meses. O cobre é conhecido como "Doctor Copper" porque é frequentemente usado como um indicador da saúde económica global porque a sua procura aumenta durante períodos de expansão económica, especialmente em sectores como construção, electrónica e infraestrutura. Quando os preços do cobre sobem, isso geralmente sinaliza recuperação ou crescimento económico.
➡️ Acções Sul-Coreanas:
O índice KOSPI da Coreia do Sul também valorizou 68% nos últimos 6 meses. Estas acções historicamente apresentam um elevada ciclicidade e sensibilidade ao comércio mundial.
➡️ Sector Financeiro Mundial:
As acções financeiras subiram mais do que o dobro do que os seus índices globais neste período.
➡️ Small Caps EUA:
As acções norte-americanas de baixa capitalização, representadas pelo índice Russell 2000 e pelo S&P 600, superaram o índice Nasdaq 100 em cerca de 13% nos últimos seis meses.
Quais são os catalisadores para uma reação cíclica global?
1) Planos de Despesas em vários países
➡️ Estados Unidos: O "One Big Beautiful Bill" de Donald Trump está prestes a entrar em vigor este ano.
➡️ Alemanha: O plano fiscal de quase um bilião de euros da Alemanha também já foi aprovado.
➡️ Japão: A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, que recebeu um apoio por maioria absoluta nas eleições no Domingo, também tem grandes planos de despesas previstos.
2) Descidas das Taxas de Juros pelos Bancos Centrais
➡️ Estados Unidos: O mercado espera mais dois cortes nas taxas de juro directoras pela Reserva Federal este ano.
➡️ Reino Unido: O Banco de Inglaterra também deverá descer as suas taxas de juro duas vezes em 2026.
3) Despesas de IA Avultadas
Quatro megacaps anunciaram que pretendem investir, pelo menos 630 mil milhões de dólares, este ano em Inteligência Artificial.

As acções europeias e de Hong Kong já registam mais do que o dobro dos ganhos do índice S&P 500 em termos de dólares, com um salto de 10% nos índices de acções de mercados emergentes, superando em cinco vezes os índices de referência dos EUA.
Nos últimos três meses, verificou-se a rotação mais acentuada em cinco anos, dos líderes de tecnologia para o universo mais amplo de acções suavizar distorções causadas por movimentos de megacaps. O índice equal-weight do S&P 500 já valorizou cerca de 8% este ano, mais do que o dobro dos ganhos do índice S&P 500 no total.
Contudo, o índice S&P 500 ainda está aquém dos restantes índices, no que toca à rotação cíclica.
Fonte: Bloomberg, Reuters