
Setembro é historicamente o pior mês do ano mas não em 2025. Estamos a chegar ao último trimestre do ano e as bolsas norte-americanas caminham para mais um mês excelente com fortes valorizações desde o mínimo atingido no dia 8 de Abril deste ano.
Este ano, o índice S&P 500 tocou em máximos recorde 28 vezes, dos quais 8 foram atingidos em Setembro, o maior número desde os 9 alcançados em 2017.
Aliás, os índices S&P 500, Russell 2000, Nasdaq Composite e Dow Industrial todos atingiram máximos recorde em conjunto, pela primeira vez desde 2020, o que historicamente implica mais ganhos até um ano depois.
Quando o índice S&P 500 valoriza em Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro, tal como em 2025, o benchmark desce 0,6% em média no mês de Outubro mas no 4.º trimestre ganha 5,8% em média.
O índice S&P 500 já superou muitas das metas que os analistas anteciparam para o final do ano mas com a Reserva Federal retomando o seu ciclo de cortes de juros, para apoiar o mercado laboral, é provável que o benchmark avance mais nos últimos meses do ano.
Preparem-se porque para vamos entrar agora no período mais bullish do ano, em termos históricos desde 1972, ou será diferente desta vez?
Fonte: Bloomberg, Carson Investment Research, Creative Planning, Phil Rosen, Piper Sandler, Sandbox