
Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, é também um dos investidores mais influentes e autor de frases que inspiram gerações.
O risco vem de não saber o que se está a fazer
Warren Buffett
Buffett atribui os maiores riscos no mercado à falta de preparação. Antes de investir, é fundamental conhecer o sector, entender a situação financeira da empresa, estar atento aos factores económicos que podem afectar o seu desempenho e não apenas ao preço. Em tempos de incerteza económica e tensões geopolíticas, a volatilidade de mercado e as emoções podem tornar-se um custo oculto para os investidores. A tentação de reagir, muitas vezes precipitadamente, pode levar a decisões que prejudicam os retornos de longo prazo.
Estes são os 10 princípios de investimento, segundo Brian Feroldi:
1) O segredo para o sucesso é investir!2) Não invista em acções antes que tenha uma solidez financeira. A compra de acções não vai remediar as suas finanças pessoais.
3) Tenha uma estratégia equilibrada entre as suas finanças pessoais (conservadora) e investimento (agressiva).
4) No início, a sua taxa de poupança é o que importa mas ao longo do tempo, os retornos dos seus investimentos tornam-se tudo o que importa.
5) O que é arriscado no curto prazo é normalmente seguro no longo prazo.
6) A estratégia de custo médio torna o timing do mercado irrelevante.
7) Os investidores novos focam-se principalmente nos movimentos de preços, verificando as cotações das acções várias vezes ao dia.
Investidores experientes concentram-se nos resultados e o valor intrínseco da empresa.8) Os humanos nasceram para serem péssimos em investimentos. Saiba lidar com as suas emoções.
9) Antes de tomar uma decisão de investimento é preciso estudar a empresa.
10) Zoom out, ou seja, pense mais a longo prazo.
Os investidores experientes sabem que os retornos são medidos em anos, não em dias.
Fonte: Brian Feroldi