Obrigações soberanas EUA lideram ganhos a nível mundial

feature-image

As obrigações do Tesouro EUA conquistaram o primeiro lugar entre os principais mercados de dívida soberana este ano, após a perspectiva de mais cortes nas taxas de juros pela Reserva Federal EUA ter derrubado a visão pessimista sobre a dívida norte-americana.

Os Treasuries acumulam um ganho de 5,8% em 2025, a melhor rendibilidade entre os 15 maiores mercados de dívida do mundo em moeda local, segundo a Bloomberg.

bonds

O diferencial entre os rendimentos do Tesouro norte-americanas em relação aos seus pares globais, embora ainda significativo, afundou para mínimos de três anos. De facto, a depreciação da moeda norte-americana impulsionou os retornos dos activos estrangeiros em relação aos títulos do Tesouro mas, excluindo a moeda e comparando apenas o desempenho dos títulos, a dívida soberana nos outros mercados registou um desempenho inferior devido a más notícias tais como, o aumento do défice fiscal em França, um banco central hawkish no Japão e a valorização das acções chinesas.

As yields das obrigações do Tesouro a 10 anos desceram 50 pontos base desde o início do ano e encontram-se num mínimo de 5 anos. Na China, as yields da dívida a 10 anos subiram 20 pontos base, em França, 30 pontos base e no Japão quase 50 pontos base.

bonds2As Treasuries têm superado os seus pares, em termos de moeda local, mas com as flutuações das moeda tidas em conta, a história é muito diferente. Assim, neste caso, as obrigações soberanas francesas são as melhores este ano com ganhos de 16,3% seguido pela Espanha com 14,6%.

bonds3Fonte: Bloomberg

Partilhar este artigo: