Há mais de 20 anos que o Saxo Bank apresenta as suas Outrageous Predictions no final de cada ano. As previsões não são "cenários-base" mas, sim, um conjunto de hipóteses com risco relativamente diminuto mas com enorme impacto potencial. Por serem cenários altamente improváveis, são também conhecidos como "cisnes negros".
No ano passado, o banco de investimento dinamarquês até acertou numa previsão de que o presidente Donald Trump afundava o dólar e, de facto, a moeda norte-americana depreciou mais de 8% e caminha para o seu pior ano desde 2017. Outra previsão foi que o valor de mercado da Nvidia seria o dobro da Apple. O Saxo Bank não acertou por completo mas a Nvidia valorizou 36% e já vale $4,45 biliões comparado com $4,20 biliões da Apple.
Estas são as oito previsões improváveis do Saxo Bank para 2026:
1) Dia Q chega: Os computadores quânticos dão um salto caótico levando ao colapso das criptomoedas e o ouro disparando para $10.000;
2) Casamento entre Taylor Swift e Kelce impulsiona o crescimento global;
3) Eleições intercalares norte-americanas sem turbulência;
4) Medicamentos de perda de peso para todos, incluindo os animais de estimação;
5) SpaceX anuncia IPO;
6) Uma empresa da Fortune 500 nomeia um modelo de Inteligência Artificial como CEO;
7) Domínio do dólar ameaçado pelo yuan chinês;
8) IA "burra" geral limpeza de biliões de dólares.
O Saxo Banco enfatiza: "Não se trata de acertar, mas de questionar o consenso. Em 2026, talvez águas calmas sejam o novo outrageous."
Para detalhes completos, confira o relatório do Saxo Bank aqui.

Fonte: Saxo Bank