
As acções são o activo financeiro que mais atrai as famílias mais ricas do mundo. A conclusão consta do Global Family Office Report 2025 do UBS, para o qual foram inquiridos 317 family offices em mais de 30 mercados em todo o mundo, representando no total cerca de 651 mil milhões de dólares de riqueza.
As alocações pelas family offices em acções dos mercados desenvolvidos subiram para 26% em 2024 e devem alcançar 29% em 2025. Para além disso, aumentaram a sua exposição em obrigações de mercados desenvolvidos enquanto reduziram a liquidez e estão mais cautelosos em relação aos mercados emergentes.
Nos próximos cinco anos, cerca de 46% planeiam aumentar significativamente ou moderadamente as suas alocações em acções de mercados desenvolvidos enquanto apenas 23% pretendem aumentar em obrigações de mercados desenvolvidos.
Os family offices dos Estados Unidos alocaram 86% dos seus portefólios para a América do Norte, sublinhando que “nenhuma outra região tem um viés doméstico tão grande”.
O conflito geopolítico continua a ser a principal preocupação para os próximos anos por parte das famílias mais ricas. Quando questionadas sobre as maiores ameaças aos seus objetivos financeiros nos próximos 12 meses, mais de dois terços (70%) dos family offices indicaram “uma guerra comercial”. A segunda maior preocupação é a ocorrência de um grande conflito geopolítico (52%).
Fonte: UBS