Saiba os eventos da próxima semana

feature-image

A época de resultados do 1.º trimestre arranca na próxima Sexta-feira e poderá fornecer mais pistas sobre a "saúde" da economia norte-americana. Os seguintes bancos norte-americanos dão o habitual pontapé de saída, antes da abertura da bolsa dos Estados Unidos: BlackRock, Morgan Stanley, JPMorgan e Wells Fargo.

banksAs minutas da reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos, que foi realizada nos dias 18 e 19 de Março, serão reveladas na Quarta-feira. Nesse encontro, o banco central dos EUA, manteve as taxas de juros do país inalteradas no intervalo entre 4,25% e 4,50%. A decisão foi unânime entre os membros e em linha com as expectativas do mercado.

A próxima reunião de política monetária da Fed será realizada no dia 7 de Maio e o mercado atribui uma probabildade de 45,9% de uma descida de 25 pontos base nas taxas de juro directoras. O mercado prevê actualmente, no total, mais quatro descidas de 25 pontos base até ao final deste ano.

fed-1Em termos macroeconómicos, o foco será na divulgação dos dados da inflação na China e nos Estados Unidos na Quinta-feira. Os economistas esperam um abrandamento do índice de preços ao consumidor para 2,6% YoY em Março, de 2,8% no mês anterior. Por outro lado, a inflação subjacente deverá desacelerar para 3,0% YoY em Março contra 3,1% em Fevereiro. Embora esse progresso na desinflação possa fornecer mais espaço para possíveis descidas nas taxas da Fed, as tarifas impostas por Trump poderão alterar a trajectória dos preços.

americaEm relação à inflação na China, os economistas esperam um aceleramento para 0,1% YoY em Março, face à queda de 0,7% no mês anterior. 

china_cpi

O “Dia da Libertação” de Trump trouxe um aumento das taxas aduaneiras ainda maior do que o esperado, destruindo os fundamentos sobre os quais tem assentado o comércio internacional global.  

Estas são as datas previstas para a nova vaga de tarifas recíprocas de Donald Trump:

- 5 de Abril: entram em vigor as tarifas recíprocas de 10%;

- 7 de Abril: os Ministros do Comércio dos 27 vão reunir-se no Luxemburgo;

- 9 de Abril: entram em vigor as restantes tarifas acima de 10%;

Fonte: Bloomberg

Partilhar este artigo: