Ouro subiu 64% em 2025 e valorizou mais de 17% desde o início do ano
A única certeza de momento parece ser a incerteza, o que favorece o ouro.
Ross Norman
Segundo uma sondagem da London Bullion Market Association, os analistas estimam que o ouro poderá chegar a $7.150 por onça com um preço médio de $4.742 em 2026. O Goldman Sachs também elevou a sua previsão para o preço do ouro em Dezembro de 2026 de $4.900 para $5.400 por onça.
Quais são os motivos para os ganhos do ouro?
1) Tensões Geopolíticas
A recente valorização do ouro foi impulsionada pelas tensões geopolíticas, desde o atrito entre os EUA e a OTAN sobre a Gronelândia e a incerteza tarifária até as crescentes dúvidas sobre a independência da Reserva Federal dos EUA, entre outros factores.
2) Compras Robustas de Bancos Centrais
A compra de ouro pelos bancos centrais, um factor chave para os preços em 2025, deve permanecer forte neste ano. O Goldman Sachs prevê que as compras atingirão uma média de 60 toneladas métricas por mês, à medida que os bancos centrais de mercados emergentes continuam a diversificar as reservas em ouro.
O banco central da Polónia, que detinha 550 toneladas de ouro no final de 2025, pretende aumentar as reservas para 700 toneladas, afirmou o governador Adam Glapinski este mês.
O banco central da China também aumentou as suas compras de ouro pelo 14.º mês consecutivo em Dezembro.
3) Procura Forte pelos ETFs
Os ETFs de ouro registaram entradas recordes em 2025, de acordo com dados do World Gold Council, no montante de 89 mil milhões de dólares ou seja, 801 toneladas métricas, o maior valor desde o recorde de 2020.
Por outro lado, a procura por ouro para jóias enfraqueceu devido aos preços mais elevados mas foi parcialmente compensada pelo forte apetite por barras e moedas em mercados importantes como a Índia.
O que vem a seguir para o Ouro?
Os analistas referem que vários factores podem desencadear uma correcção no ouro, incluindo uma redução nas expectativas de corte de juros nos EUA, margin calls em acções e a diminuição dos receios em relação à independência da Fed.
No entanto, a maioria dos analistas espera que qualquer recuo seja de curta duração e será considerado como uma oportunidade de compra porque uma queda significativa e sustentado no preço do ouro, exigiria o regresso a um cenário económico e geopolítico mais estável, o que actualmente parece muito improvável.
Fonte: Reuters