Pausa no ciclo de descidas das taxas de juro pelo BCE para breve?

feature-image

O Banco Central Europeu já cortou as taxas de juro directoras cinco vezes, num total de 125 pontos base, desde Junho do ano passado. Será que faz sentido a autoridade monetária continuar a baixar os juros? 

Os mercados preveem três cortes das taxas de directoras pelo banco central em 2025. Na próxima semana, a reunião de política monetária do banco central deverá terminar, com mais uma descida de 25 pontos base, colocando a taxa de depósito nos 2,50%. 

bce-1A decisão do dia 6 de Março deverá ser consensual entre os membros mas começam a surgir divergências no banco central. Isabel Schnabel, membro da Comissão Executiva do BCE, já afirmou que a autoridade monetária terá que debater brevemente uma possível pausa no ciclo de descidas das taxas de juro.

A inflação na Zona Euro tem vindo a acelerar desde Outubro e continua acima da meta de 2% do Banco Central Europeu, com a inflação no sector de serviços ainda próxima dos 4%. Para além disso, o crescimento económico da Zona Euro continua fraco.

bce2Contudo, existem agora outros riscos que poderão deixar a Europa mais vulnerável. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que os produtos europeus estarão em breve sujeitos a taxas alfandegárias de 25%, que irão visar o sector automóvel, entre outros. Os riscos geopolíticos crescentes também implicam um provável reforço dos orçamentos de defesa pelos países europeus, levando o Banco Central Europeu a adoptar uma abordagem mais conservadora e prudente no futuro.

bce3As projecções económicas também serão reveladas na reunião do Banco Central Europeu na próxima semana mas não são previstas alterações significativas nas estimativas para o crescimento económico e inflação para a Zona Euro.

bce4Fonte: Bloomberg

Partilhar este artigo: