
Quer comprar um Ferrari? Tem que esperar até 2027 porque todos os seus automóveis estão esgotados até lá.
A Ferrari revelou hoje o seu primeiro veículo totalmente eléctrico, com lançamento previsto para 2026, que pode trazer novos clientes à marca, embora as primeiras entregas também só comecem 12 meses depois, com o preço superior a $500.000.
Devido à baixa procura por carros eléctricos de luxo e aos desafios tecnológicos relacionados às baterias, a empresa reduziu sua previsão para a participação dos veículos eléctricos nas vendas até 2030 de 40% para 20%. O segundo modelo eléctrico será lançado não antes de 2028.
A Ferrari apresentou o seu Plano Estratégico para 2030 mas as previsões decepcionaram os investidores, levando as acções a afundarem mais de 16% hoje, naquele que é o seu pior dia desde 2016 apesar da empresa ter atingido as suas metas de rendibilidade do plano de negócios de 2026 com um ano de antecedência.
Desde o início do ano, as acções da Ferrari desvalorizaram mais de 10%, após uma subida forte desde 2022.
Previsões para 2025
➡️ Receitas: €7,1 mil mn vs €7,09 mil mn estimados
➡️ EBITA ajustado: €2,739 mil mn vs €2,733 mil mn estimados
➡️ EPS diluído ajustado: €8,85 vs €8,91 estimados
O preço médio de um Ferrari subiu cerca de 32% entre Setembro de 2021 e Dezembro de 2024, em comparação com 18% da Aston Martin, 27% da Bentley, 23% da Lamborghini e 26% da Rolls-Royce. O aumento do preço médio da Ferrari é impulsionado pelo Daytona, com um preço de €2 milhões e pelo novo F80 com preço de € 3,6 milhões.
A tarifa de importação de 15% do governo dos EUA sobre veículos da UE, aplicada retroactivamente a partir de 7 de Agosto, compara com a anterior tarifa anterior de 27,5% no segundo trimestre. As tarifas reduziriam o EBIT anualizado da Ferrari em 5%, sem mitigação, como aumentos de preço.
A Ferrari continua a ser o fabricante de automóveis mais valioso da União Europeia, superando o sector automóvel em 10% e a Hermès, empresa de luxo, em 15% desde Março.
Fonte: Bloomberg