O crescimento do emprego nos Estados Unidos foi mais forte do que o esperado em Setembro mas o desemprego também aumentou com o regresso dos trabalhadores ao mercado de trabalho.
Em Setembro, a economia norte-americana criou 119 mil empregos no sector não-agrícola muito acima dos 51 mil postos de trabalho estimados pelos economistas. Esta foi uma recuperação da queda de 4 mil empregos, revistas de 22 mil, segundo o Bureau of Labor Statistics. Este foi o maior aumento de empregos em cinco meses, liderado pelo aumento de empregos na área da saúde (43 mil).
Contudo, a taxa de desemprego subiu para 4,4% em Setembro de 4,3% no mês anterior acima dos 4,4% previstos pelos economistas.
Os ganhos médios por hora aumentarem 3,8% em termos homólogos, superando os 3,7% previstos pelos economistas.
Segundo o site CME FedWatch Tool, que monitoriza a negociação dos futuros das taxas de juro, antes da divulgação dos dados do emprego, a probabilidade de a Fed cortar as Federal Funds Rates em 25 pontos base era de 29,3%, o que compara com 98,9% há um mês. Já depois da divulgação. essa probabilidade voltou a subir, para 39%.
Ontem foram divulgadas as minutas da reunião de política monetária da Fed, que foi realizada nos dias 28 e 29 de Outubro, em que a maioria dos membros do banco central alertaram que reduzir ainda mais os custos dos empréstimos poderia comprometer a luta para conter a inflação. Na conferência de imprensa depois da reunião, Jerome Powell, presidente da Fed, salientou as “opiniões fortemente divergentes” na discussão que levou a uma redução de 25 pontos base nas Federal Funds Rates para 3,75%-4%, a segunda seguida após nove meses de pausa.
O relatório de empregos de Setembro estava originalmente agendado para ser divulgado no dia 3 de Outubro, mas foi adiado devido ao mais longo shutdown do governo federal na história dos EUA. Entretanto, o relatório de emprego de Outubro foi cancelada.
O Bureau of Labor Statistics revelou hoje as novas datas de divulgação dos dados macroeconómicos nos Estados Unidos.

Fonte: Bloomberg