
O Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Jerome Powell, estará no centro das atenções dos investidores na próxima semana, devido à reunião de política monetária, que se realiza nos dias 6 e 7 de Maio. Os contratos de futuros atribuem uma probabilidade de 96,8% de nenhuma alteração às taxas directoras que se situam no intervalo entre os 4,25% e 4,50%. Donald Trump tem feito muita pressão para que as taxas desçam mas o presidente da Fed indicou na última reunião que eram necessários mais dados para avançar com cortes das taxas de juro.
Na Quinta-feira, mais três bancos centrais realizam as suas reuniões de política monetária: Riksbank (08h30), Norges Bank (09h00) e Banco de Inglaterra (12h00). Os economistas esperam um corte de 25 pontos base para 4,25% pelo Banco de Inglaterra enquanto o Norges Bank deverá manter as taxas de juro nos 4,50% e o Riksbank também deverá ficar igual nos 2,25%.
Na Segunda-feira, as bolsas da China, do Reino Unido e do Japão encontram-se encerradas devido a feriados.
A semana também será a segunda mais preenchida da época de resultados do 1.º trimestre, com 196 empresas do índice S&P 500 e 102 empresas do índice Stoxx 600 a revelarem as suas contas trimestrais. Na Zona Euro, o destaque vai para os resultados da Koninklijke Philips, Ferrari e Continental (dia 6), Novo Nordisk, BMW e Endesa (dia 7), Enel, Infineon e Rheinmetall (dia 8) e Commerzbank (dia 9). Nos Estados Unidos, as empresas mais relevantes a reportarem as suas contas são Berkshire Hathaway (dia 3), AMD (dia 6), Walt Disney e Occidental Petroleum (dia 7).
Em Portugal, a semana será bastante preenchida com a apresentação de resultados das seguintes empresas: A EDP paga o dividendo ilíquido de €0,20 por acção na Terça-feira e no dia seguinte será o ultimo dia de negociação dos direitos de incorporação da EDP Renováveis (DIEDT). A Corticeira Amorim realiza a sua Assembleia Geral no dia 6 e será a vez da Galp Energia no dia 9.
Em termos macroeconómicos, aguarda-se a divulgação dos índices PMI dos serviços, o índice de preços ao produtor e vendas a retalho na Zona Euro.
A balança comercial será revelada em vários países ao longo da semana: Estados Unidos (dia 6), França (dia 7), Alemanha (dia 8) e China (dia 9).
Fonte: Reuters