
Os preços no produtor dos Estados Unidos aceleraram em Julho, atingindo o nível mais elevado em três anos, sugerindo que as empresas estão passando os custos de importação mais elevados relacionados com os direitos aduaneiros.
O índice de preços no produtor disparou 3,3% YoY em Julho, de 2,3% no mês anterior e superando os 2,5% previstos pelos economistas. Este é o maior avanço desde Fevereiro de 2025, de acordo com um relatório do Bureau of Labor Statistics.
Em relação ao mês anterior, o índice subiu 0,9% em relação ao mês anterior, recuperando da leitura estável em Junho e muito acima das expectativas de 0,2%. Este é o maior aumento nos preços dos produtores desde Junho de 2022.
O índice, excluindo os componentes mais voláteis, também subiu 3,7% acima dos 3,0% e em termos mensais aumentou 0,9% vs 0,2% previstos.
Esta subida inesperada foi devido aos serviços cujos preços aumentaram 1,1% no mês passado, o maior aumento desde Março de 2022.
Na Terça-feira, os dados de inflação foram mais moderados do que o esperado, aliviando os receios dos investidores de que as tarifas estejam a provocar uma subida acentuada dos preços.
Mesmo assim, os futuros dos Fed Funds continuam a descontar um corte de 25 pontos base na reunião de política monetária da Reserva Federal em Setembro.
Fonte: Bloomberg, Bureau of Labor Statistics