Preparado para uma das semanas mais frenéticas do trimestre?

feature-image

Os dias finais de Julho deverão trazer alguma volatilidade aos mercados financeiros devido aos eventos económicos nos Estados Unidos (decisão da Fed, PIB, inflação PCE, relatório de empregos), tensões geopolíticas (EUA-China, tarifas) e a época de resultados do segundo trimestre.

Esta semana será forte em resultados empresariais nos Estados Unidos, com 38% das empresas do índice S&P 500 a revelarem as suas contas trimestrais.

earnings2As empresas do índice S&P 500 mais relevantes a apresentarem os seus resultados trimestrais são: PayPal e Starbucks (dia 29), Meta e Microsoft (dia 30), Apple, Amazon.com e Mastercard (dia 31), Exxon Mobil e Chevron (dia 1 de Agosto).

earnings-2Em Portugal, aguardam-se os resultados do segundo trimestre dos CTT hoje e os da Corticeira Amorim no dia seguinte. No dia 30 de Julho será a vez do BCP, Sonae e EDP Renováveis. Quinta-feira será a divulgação das contas trimestrais da EDP, Novabase e Semapa. No primeiro dia de Agosto, a Jerónimo Martins revela também os seus resultados.PT-1Vários bancos centrais também realizam as suas reuniões de política monetária esta semana:

cb-1

Estes são os bancos centrais mais importantes:

➡️ Reserva Federal EUA (Dia 30)

Na próxima reunião é esperado que o  comité de política monetária manutenha a taxa directora no intervalo 4,25% a 4,50%. Contudo, existem crescentes pressões para cortes já em Setembro, principalmente do Presidente Donald Trump, o que desafia a sua independência institucional e a liderança de Powell.

➡️ Banco do Canadá (Dia 30)

O mercado espera um corte de 25 pontos base para 2,50% e dois cortes totais no ano de 2025. Na última reunião de política monetária o banco  central não mexeu nas taxas de juro directoras

➡️ Banco do Japão (Dia 31)

O banco central deverá manter a taxa de juro nos 0,50%, o nível mais elevado desde 2008 devido às incertezas geopolíticas e comerciais, especialmente relativas às tarifas dos EUA. 

 

Eventos Geopolíticos 
➡️ Encontro EUA-China

O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o vice-premiê chinês, He Lifeng, devem realizar conversas pela terceira vez este ano em Estocolmo hoje

➡️ Tarifas Comerciais

O secretário do Comércio dos Estados Unidos avisou que o prazo de 1 de Agosto, previsto para a entrada em vigor das tarifas anunciadas por Donald Trump, será mantido.

tarifas-Jul-28-2025-03-06-10-4348-PM

 

Dados Macroeconómicos
➡️ Terça-feira, 29 de Julho

Divulgação do índice de confiança do consumidor e do relatório JOLTS de vagas de emprego nos EUA. Esses dados podem indicar o estado do consumidor e a força do mercado laboral influenciando as expectativas sobre a política monetária.

➡️ Quarta-feira, 30 de Julho

Anúncio do PIB do segundo trimestre de 2025 nos EUA e decisão da Reserva Federal Reserve sobre as taxas de juros. A expectativa é que o banco central mantenha as taxas estáveis, mas o discurso do presidente Jerome Powell será crucial para sinalizar possíveis cortes de juros no Outono.

➡️ Quinta-feira, 31 de Julho

Divulgação do índice de inflação PCE de Junho, um dos indicadores preferidos do Fed para monitorizar a inflação. Movimentos neste dado podem  ter impacto nas expectativas sobre a política monetária. 

➡️ Sexta-feira, 1 de Agosto

Relatório de empregos nos Estados Unidos (Nonfarm Payrolls) de Julho, que divulgará informações sobre a criação de empregos e taxa de desemprego. Este é um dos dados mais aguardados, pois pode reforçar ou mudar as perspectivas sobre a economia norte-americana.

nfp-1

 

Fonte: Bloomberg, Reuters

Partilhar este artigo: