
Os dias finais de Julho deverão trazer alguma volatilidade aos mercados financeiros devido aos eventos económicos nos Estados Unidos (decisão da Fed, PIB, inflação PCE, relatório de empregos), tensões geopolíticas (EUA-China, tarifas) e a época de resultados do segundo trimestre.
Esta semana será forte em resultados empresariais nos Estados Unidos, com 38% das empresas do índice S&P 500 a revelarem as suas contas trimestrais.
As empresas do índice S&P 500 mais relevantes a apresentarem os seus resultados trimestrais são: PayPal e Starbucks (dia 29), Meta e Microsoft (dia 30), Apple, Amazon.com e Mastercard (dia 31), Exxon Mobil e Chevron (dia 1 de Agosto).
Em Portugal, aguardam-se os resultados do segundo trimestre dos CTT hoje e os da Corticeira Amorim no dia seguinte. No dia 30 de Julho será a vez do BCP, Sonae e EDP Renováveis. Quinta-feira será a divulgação das contas trimestrais da EDP, Novabase e Semapa. No primeiro dia de Agosto, a Jerónimo Martins revela também os seus resultados.
Vários bancos centrais também realizam as suas reuniões de política monetária esta semana:
Estes são os bancos centrais mais importantes:
➡️ Reserva Federal EUA (Dia 30)
Na próxima reunião é esperado que o comité de política monetária manutenha a taxa directora no intervalo 4,25% a 4,50%. Contudo, existem crescentes pressões para cortes já em Setembro, principalmente do Presidente Donald Trump, o que desafia a sua independência institucional e a liderança de Powell.
➡️ Banco do Canadá (Dia 30)
O mercado espera um corte de 25 pontos base para 2,50% e dois cortes totais no ano de 2025. Na última reunião de política monetária o banco central não mexeu nas taxas de juro directoras
➡️ Banco do Japão (Dia 31)
O banco central deverá manter a taxa de juro nos 0,50%, o nível mais elevado desde 2008 devido às incertezas geopolíticas e comerciais, especialmente relativas às tarifas dos EUA.
Eventos Geopolíticos
➡️ Encontro EUA-China
O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o vice-premiê chinês, He Lifeng, devem realizar conversas pela terceira vez este ano em Estocolmo hoje
➡️ Tarifas Comerciais
O secretário do Comércio dos Estados Unidos avisou que o prazo de 1 de Agosto, previsto para a entrada em vigor das tarifas anunciadas por Donald Trump, será mantido.
Dados Macroeconómicos
➡️ Terça-feira, 29 de Julho
Divulgação do índice de confiança do consumidor e do relatório JOLTS de vagas de emprego nos EUA. Esses dados podem indicar o estado do consumidor e a força do mercado laboral influenciando as expectativas sobre a política monetária.
➡️ Quarta-feira, 30 de Julho
Anúncio do PIB do segundo trimestre de 2025 nos EUA e decisão da Reserva Federal Reserve sobre as taxas de juros. A expectativa é que o banco central mantenha as taxas estáveis, mas o discurso do presidente Jerome Powell será crucial para sinalizar possíveis cortes de juros no Outono.
➡️ Quinta-feira, 31 de Julho
Divulgação do índice de inflação PCE de Junho, um dos indicadores preferidos do Fed para monitorizar a inflação. Movimentos neste dado podem ter impacto nas expectativas sobre a política monetária.
➡️ Sexta-feira, 1 de Agosto
Relatório de empregos nos Estados Unidos (Nonfarm Payrolls) de Julho, que divulgará informações sobre a criação de empregos e taxa de desemprego. Este é um dos dados mais aguardados, pois pode reforçar ou mudar as perspectivas sobre a economia norte-americana.
Fonte: Bloomberg, Reuters