
Esta é a altura do ano em que o mercado de acções ignora a volatilidade do mês de Outubro e prepara-se para os ganhos mais confiáveis da história. Desde 1928 que a partir de 20 de Outubro, o mercado de acções tende a atingir o seu ponto de inflexão. Historicamente, desde o final de Outubro a Dezembro, o índice S&P 500 valoriza em média em torno de 4,16%.
Rendibilidade da Maioria dos Gestores de Fundos aquém do índice S&P 500
A última recta de Outubro costuma ser bastante volátil. Cerca de 718 fundos, com quase 2 biliões de dólares sob gestão, começam a rebalancear as suas carteiras antes do final do ano fiscal. Esses fundos normalmente vendem acções com baixo desempenho porque preparam-se para revelarem os seus resultados aos seus clientes.
Os gestores de fundos são avaliados pelo seu desempenho em comparação com o mercado em geral (na maioria dos casos, o S&P 500). Este ano, cerca de 78% dos gestores de fundo estão com desempenho inferior ao do índice S&P 500. Isso significa que a maioria deles estão a tentar recuperar o atraso antes do final do ano.
A maneira mais rápida de melhorar o seu desempenho é simples: comprar as acções que já estão em alta para que as suas carteiras pareçam mais rentáveis até o final do ano. Este comportamento cria um ciclo vicioso, ou seja, quanto mais dinheiro flui para os vencedores, mais essas acções sobem, o que atrai ainda mais dinheiro, e assim por diante. O resultado é uma onda de pressão de compra que ajuda a alimentar o rally.
Regresso dos Buybacks a partir de 24 de Outubro
Ao longo do ano, muitas empresas recompram as suas próprias acções, um processo chamado buyback. As empresas ao comprarem as suas próprias acções reduzem o número total de acções disponíveis, o que muitas vezes eleva o preço das acções porque há menos oferta para a mesma procura. No entanto, as empresas são obrigadas a suspender as recompras durante a época de resultados mas regressam em força por volta de 24 de Outubro. As autorizações de recompra aumentaram 16% desde o início do ano.
Siga a Liquidez para Fundos de Acções
Os investidores globais estão a transferir liquidez para os fundos de acções. Só em meados de Outubro, os fundos de acções mundiais registaram entradas de 28 mil milhões de dólares, o que significa dinheiro novo a entrar para o mercado. Um trabalhador norte-americano médio investe cerca de $ 2.358 por ano nas Sete Magníficas através de seu plano 401(k).
Santa Claus Rally existe, não é um Conto de Fadas
O Santa Claus Rally corresponde aos últimos cinco sessões do ano civil e as duas primeiras sessões do ano novo. Desde 1950, o índice S&P 500 registou um ganho médio de +1,3% durante esse período e só ficou negativo em dois anos consecutivos.
Prepare-se que este é sem dúvida um dos períodos estatisticamente mais optimistas do mercado.
Fonte: Apollo, Goldman Sachs, Jefferies, LPL Research