Já terminou a semana mais preenchida da época de resultados do 3.º trimestre e, com 50% das empresas do índice Stoxx 600 e 64% do índice S&P 500 tendo divulgado resultados, existem informações suficientes para avaliar o estado geral das contas empresariais.
O cenário não é nada bom para a Europa com os resultados das empresas norte-americanas a superarem largamente as europeias.
Estados Unidos
✅ 83% das empresas do índice S&P 500 superaram as previsões de lucro por acção.
✅ Crescimento dos lucros das empresas norte-americanas é de 16%.
✅ Crescimento da receita é de 9%.
✅ Sectores de tecnologia, financeiro e serviços de comunicação estão liderando enquanto os sectores de consumo permanecem mais fracos. 
Europa
✅ 56% das empresas do índice Stoxx 600 superaram as estimativas de EPS.
✅ Crescimento dos lucros das empresas norte-americanas é de apenas 1%.
✅ Receita registou um desacelaração de -1%
✅ Sectores de consumo e commodities com um impacto negativamente no desempenho. 
Nos últimos 4 trimestres, o crescimento dos lucros das empresas europeias foram consistentemente aquém das norte-americanas.
Para além disso, as surpresas nos resultados das empresas europeias que sustentaram o optimismo no final de 2024 apresentaram uma tendência de queda este ano.
Contudo, mesmo com os Estados Unidos liderando nesta época de resultados, os analistas acreditam que a Europa poderá registar uma recuperação mais forte à medida que avançarmos para 2026, suportada pela recuperação económica na China e uma melhoria da actividade doméstica.
Fonte: Bloomberg, Morgan Stanley