Resultados empresariais no centro das atenções esta semana

feature-image

Esta semana será uma das mais preenchidas do mês de Outubro devido ao início da época de resultados. Os dados macroeconómicos nos Estados Unidos continuam em pausa devido ao shutdown parcial do governo norte-americano.

Segunda-feira, 13 de Outubro 

Nos Estados Unidos, é feriado de Colombus Day, e por conseguinte, o mercado de obrigações encontra-se encerrado mas as acções negoceiam normalmente.

Em França, o primeiro-ministro reconduzido ao cargo, Sébastien Lecornu, apresentou no Domingo a composição de um novo Governo e, tem até esta Segunda ou Terça-feira, para apresentar uma proposta de Orçamento do Estado para 2026. Macron, o presidente, tem mandato até 2027 e minoria no Congresso francês. Esta é a terceira tentativa de constituir um governo, e caso fracasse, pode dissolver o Parlamento e o país avança para novas eleições.

france-2
Terça-feira, 14 de Outubro 

 

Amanhã, arranca a época de apresentação de resultados empresariais relativos ao terceiro trimestre. Os seis maiores bancos norte-americanos serão os primeiros a revelarem as suas contas trimestrais. A última semana de Outubro e a primeira de Novembro serão as mais preenchidas com divulgação de contas.

earnings

Estas são as instituições financeiros que divulgam as suas contas amanhã: Blackrock (antes da abertura), Domino's Pizza (antes da abertura), Johnson & Johnson (11h45), JPMorgan (12h00), Wells Fargo (12h00), Goldman Sachs (12h30), Citigroup (13h00).

Na Quarta-feira será a vez do Bank of America (11h45) e Morgan Stanley (12h30). Na Europa aguarda-se as contas da tecnológica ASML (06h00) e, no dia seguinte, na Ásia a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company revela os seus resultados antes da abertura do mercado norte-americano.

ear

Os analistas esperam uma época de resultados forte com o EPS do índice S&P 500 a crescer 8,8% no 3.º trimestre. 

1-Oct-13-2025-08-25-29-6664-AM

Em relação ao sector financeiro, aguarda-se uma subida de 12,6% dos resultados trimestrais, impulsionados pela retomada das fusões e aquisições.

bancos-2Na Terça-feira, as autoridades monetárias globais e ministros das Finanças do G20 vão reunir-se em Washington para as reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, após uma série de alertas de que uma bolha de acções, concentrada em empresas de inteligência artificial possa  arrebentar em breve.

g7Na Europa, saem os dados finais de inflação e expectativas ZEW da Alemanha enquanto a Comissão Europeia comenta as perspectivas fiscais do bloco.

Quarta-feira, 15 de Outubro

 

Sanae Takaichi, líder do Partido Liberal Democrático, poderá tornar-se a primeira Primeira-ministra japonesa na Quarta-feira. A nova "dama de ferro" defende o aumento das despesas e a redução dos impostos para estimular a economia nipónica.

japan-3

A inflação nos Estados Unidos do mês de Setembro também está prevista na Quarta-feira mas devido ao shutdown será adiado para 24 de Outubro.

uscpi-3

O destaque será o Livro Beige da Reserva Federal dos EUA, que revela a avaliação regional da economia norte-americana. Este relatório poderá ter uma maior importância desta vez porque revela as condições do mercado laboral tendo em conta que os dados do desemprego de Setembro não foram relevados devido à paralisação parcial do Governo norte-americano.

 

Quinta-feira, 16 de Outubro



Nos Estados Unidos, aguarda-se a divulgação das vendas a retalho pelo Census Bureau, do mês de Setembro. Os economistas esperam um aumento de 0,4% em relação ao mês anterior. Este dado está pendente da reabertura do governo EUA.

retalho-Oct-13-2025-09-37-56-7330-AM
Sexta-feira, 17 de Outubro


Na Europa, a Zona Euro divulga os dados da inflação de Setembro. Os economistas esperam os dados finais do índice de preços ao consumidor e o Eurostat deverá confirmar um aceleramento de 2,0% para 2,2% em Setembro.


c-1cpi-Oct-13-2025-09-44-50-5134-AM

A próxima reunião de política monetária da Reserva Federal dos Estados Unidos realiza-se nos dias 28 e 29 de Outubro. Por conseguinte, a partir do dia 18 de Outubro decorre o período blackout, em que os membros da Reserva Federal estão proibidos de prestar declarações sobre a política monetária do banco central.

blackout

Assim, aguarda-se inúmeros discursos de membros do banco central ao longo da semana, inclusive a do presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, no dia 14 de Outubro pelas 17h20.

SSFonte: Bloomberg, Earnings Whisper, Fed, Reuters

Partilhar este artigo: