A reunião de política monetária do Banco Central Europeu será o destaque da próxima semana na Quinta-feira, dia 17 de Abril. A expectativa dos economistas é de que o Banco Central Europeu desça as taxas em 25 pontos base, colocando a taxa dos depósitos nos 2,25%, seguido de mais um corte de 25 pontos base no dia 5 de Junho. Estas descidas são justificadas pelo alívio na taxa de inflação que atingiu 2,2% em Março, o impacto negativo das tarifas no já frágil crescimento da Zona Euro e a apreciação do euro face ao dólar.
A Comissão Europeia estima um impacto económico de até 0,6% no Produto Interno Bruto da União Europeia por novos direitos aduaneiros norte-americanos permanentes, que seria cinco vezes pior nos Estados Unidos pela guerra tarifária iniciada pelo país.Em termos macroeconómicos, aguarda-se a divulgação do indicador de sentimento económico do Instituto ZEW na Terça-feira. Os economistas esperam uma descida nas expectativas para a evolução da actividade na Alemanha para 10 pontos em Abril, face aos 51,6 pontos no mês anterior. No dia seguinte, serão apresentados os dados finais da inflação na Zona Euro em Março, onde se espera a confirmação dos 2,2% em termos homólogos.
Nos Estados Unidos, aguarda-se as vendas a retalho e prevê-se uma subida de 1,4% MoM em Março, de 0,2% no mês anterior. No mesmo dia, será revelado o PIB da China do 1.º trimestre. Os economistas esperam um crescimento de 5,2% YoY, inferior a 5,4% no trimestre anterior. Também serão divulgados os dados da produção industrial, o desemprego e as vendas a retalho na China relativos ao mês de Março.
Em relação à epoca de resultados do 1.º trimestre de 2025, as seguintes empresas norte-americanas apresentam as suas contas trimestrais para a semana: Goldman Sachs (dia 14), Bank of America, Citigroup e Johnson & Johnson (dia 15) e Netflix e American Express (dia 17). Na Zona Euro, a ASML Holdings e Heineken reportam os seus resultados na Quarta-feira.
Em Portugal, a Galp Energia divulga informação operacional preliminar referente ao 1º trimestre de 2025 na Segunda-feira. A REN realiza a sua Assembleia Geral no dia 15 onde se espera a aprovação do dividendo ilíquido de €0,157 por acção. As acções da EDP Renováveis ficam ex-dividendo a partir do dia 16 de Abril tendo em conta que os direitos de incorporação negoceiam entre 22 de Abril a 7 de Maio.
A próxima semana será mais curta devido à celebração da Páscoa. No dia 18 de Abril, as bolsas mundiais encontram-se encerradas. No dia 21 de Abril, também estará tudo fechado excepto nos Estados Unidos onde será um dia normal de negociação.
Fonte: Bloomberg