A próxima semana será menos intensa, tendo em conta que os Estados Unidos comemoram o feriado do Dia de Acção de Graças, e por conseguinte, as bolsas norte-americanas encontram-se encerradas na Quinta-feira, dia 27 e fecham mais cedo pelas 18h00, no dia 28.
Na Sexta-feira é Black Friday, o maior dia de compras nos Estados Unidos. Este evento comercial ocorre tradicionalmente, no dia seguinte ao feriado de Thanksgiving, em que diversas lojas reduzem os preços para aumentarem as suas receitas e darem início ao período de compras da época natalícia.
A National Retail Federation prevê 186,9 milhões de compradores entre Thanksgiving e Cyber Monday este ano.
As vendas na época natalícia deverão superar um bilião de dólares pela primeira vez apesar do desaceleramento previsto do crescimento das vendas entre 3,7% a 4,2%, comparado com 4,3% no ano anterior.

A Cimeira do G20 realiza-se nos dia 22 e 23 de Novembro na África do Sul. O grupo reúne as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana, representando 85% do Produto Interno Bruto global. Os Estados Unidos, que assumem a presidência rotativa do G20 a 1 de Dezembro, estão a boicotar a cimeira em Joanesburgo. As relações com a África do Sul deterioraram-se devido a cortes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e à imposição de tarifas elevadas.
Na Quarta-feira, dia 26 Rachel Reeves, a Ministra das Finanças do Reino Unido apresenta o Orçamento de Outono do país. Reeves considera que a melhor forma de angariar milhares de milhões de libras para as finanças públicas, que enfrentam uma grave crise financeira, é através da criação de novos escalões para os rendimentos mais elevados. Este novo imposto incidiria sobre as mansões e outras habitações de elevado valor, principalmente em Londres.
Em termos macroeconómicos, aguarda-se vários dados macroeconómicos na Alemanha ao longo da semana:
➡️ 24/11 - 09h00: Índice IFO Expectativas (Nov)
➡️ 25/11 - 07h00: PIB (3.º Tri)
➡️ 27/11 - 07h00: Confiança do Consumidor (Dez)
➡️ 28/11 - 07h00: Vendas a Retalho (Out)
➡️ 28/11 - 13h00: Inflação (Nov)
Em relação aos Estados Unidos, serão revelados os seguintes indicadores:
➡️ 25/11 - 13h30: Vendas a Retalho (Set)
➡️ 25/11 - 13h30: Índice de Preços ao Produtor (Set)

A época de resultados do terceiro trimestre de 2025 nos Estados Unidos está a entrar na sua recta final, com os seguintes resultados: Zoom (dia 24), Alibaba, Nio, Kohl's, Dell e HP (dia 25) e John Deere (dia 26).
Em Portugal aguarda-se os resultados da Ibersol na Quinta-feira, após o fecho do mercado.
Fonte: Earnings Whispers, NRF, Reuters