Reunião OPEP e Banco de Inglaterra para a semana, saiba os restantes eventos

feature-image

O mês de Agosto não começou da melhor forma, com os índices bolsistas europeus e norte-americanos a registarem fortes quedas. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu, através de ordem executiva, que as novas tarifas globais, que deveriam entrar em vigor esta Sexta-feira, começam a ser aplicadas a partir de 7 de Agosto. O sentimento do mercado depois piorou ainda mais, após os dados fracos do desemprego relativos ao mês de Julho, ignorando os bons resultados apresentados pelas grandes tecnológicas esta semana.

tarifas2-4A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados liderados pela Rússia reúnem-se no Domingo para decidir sobre o aumento da produção de petróleo para Setembro. A expectativa é que o grupo aumente a produção em 550.000 barris por dia. Ainda mais preocupante é a questão das sanções secundárias às exportações de petróleo russo de Washington: Trump disse na Segunda-feira que o presidente russo Vladimir Putin tinha apenas de 10 a 12 dias para chegar a um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, antes que Washington impusesse tais restrições, encurtando o prazo anterior de 50 dias definido em 14 de Julho.

opep-1

A época de resultados prossegue, com 76 empresas do índice Stoxx 600 e 124 empresas do índice S&P 500, a apresentaram os seus resultados do 2.º trimestre.

Na Europa, o destaque vai para a divulgação dos resultados das seguintes empresas: BP e Continental (dia 5), Bayer, Commerzbank, Glencore e Novo Nordisk (dia 6) e Allianz, Merck, Siemens, Rheinmetall e Zurich (dia 7).

Nos Estados Unidos, será a vez da Advanced Micro Devices, Caterpiller e Pfizer (dia 5), Disney, McDonald's e Occidental Petroleum (dia 6) e a Eli Lilly (dia 7).

earnigs
Na Quinta-feira, dia 7 de Agosto, o Banco de Inglaterra anuncia a sua decisão sobre a taxa de juro. A inflação crescente e a queda no emprego estarão no centro das atenções do banco central, por isso, os economistas esperam um corte de 25 pontos base nas taxas de juro directoras para 4%.

uk-2

Fonte: Bloomberg, Reuters

Partilhar este artigo: