Rotação Sectorial e Efeito Janeiro impulsionam acções europeias

feature-image

O mês de Janeiro arrancou com uma rotação dos investidores entre alguns sectores com um desempenho abaixo do esperado no final de 2025 e sectores em alta.

Por exemplo, as acções do sector da defesa estão a dar um impulso ao sector industrial em recuperação enquanto as acções tecnológicas estão novamente a avançar graças à procura por empresas de semicondutores.

Em contrapartida, alguns grupos que recuperaram no último trimestre, como o luxo, a alimentação e bebidas e a energia, estão sob pressão dos investidores que realizam ganhos da recuperação inicial.

Alguns sectores-chave estão a dar continuidade ao bom desempenho, como a mineração, os serviços públicos e a saúde que estão ainda em alta após um forte final do ano passado.
europa1-1A sazonalidade favorável às acções, conhecido com o efeito Janeiro, está a receber um impulso adicional, por enquanto, desta rotação dos investidores.

Os analistas estão optimistas quanto às perspectivas para as acções europeias este ano mas alertam que Janeiro ainda apresenta alguns riscos tendo em conta o posicionamento elevado, a geopolítica e um consenso extremamente bullish. Consequentemente, os investidores devem manter-se protegidos, especialmente tendo em conta a volatilidade moderada.
europa2-2O segmento de Value, o grande vencedor do ano passado na Europa em termos de estilos de investimento, está a ter dificuldades em manter o seu desempenho anual recorde face ao segmento de Growth.

O índice MSCI Europe Value está ligeiramente mais elevado este ano enquanto o seu equivalente de Growth já valorizou quase 4%. Com sectores mais sobrevalorizados como a tecnologia e a indústria a voltarem a ser favorecidos, a rotação para fora do segmento de Value poderá ganhar fôlego, especialmente com a expectativa de que as taxas de juro dos EUA desçam ainda mais este ano.
europa3-1

Fonte: Bloomberg

Partilhar este artigo: