Sell America: Facto ou Ficção?

feature-image

Muito se tem falado recentemente sobre a estratégia "Sell America". Este é um termo utilizado no mercado financeiro para descrever uma tendência de investimento em que investidores globais reduzem a sua exposição a activos ligados aos Estados Unidos, como o dólar norte-americano, acções de empresas norte-americanas e obrigações do Tesouro EUA.

Contudo, as participações de investidores estrangeiros em activos norte-americanos atingiram máximos históricos até Novembro de 2025.

1-Feb-11-2026-09-41-58-7013-AMAfinal, os estrangeiros detêm mais activos financeiros dos Estados Unidos do que nunca e, para além disso, a sua quota continua a crescer.
2Em suma, a estratégia "Sell America" não se trata de activos financeiros norte-americanas como um todo, mas apenas um nicho muito específico do mercado: as Obrigações do Tesouro EUA.

Este segmento é muito importante porque está no centro do financiamento global, das reservas cambiais e da infraestrutura do sistema financeiro.

Quais são os países a reduzirem a sua exposição aos EUA?

➡️ China: Este país tem sido o principal responsável pela redução das suas reservas em obrigações do Tesouro EUA. De um pico de 1,3 biliões de dólares em 2013, a China reduziu as suas reservas para quase metade, para 683 mil milhões de dólares. 

➡️ Índia: A redução das suas reservas em obrigações do Tesouro foi de 25% desde Setembro de 2024, para 186,5 mil milhões de dólares, sendo que a maior parte desta redução ocorreu desde o Dia da Libertação, talvez em protesto contra as suas tarifas.

➡️ Brasil: O país tem vindo a reduzir constantemente as suas reservas em obrigações do Tesouro EUA há mais de sete anos. Agora, detém quase metade do que tinha em Agosto de 2018, para 168 mil milhões de dólares.

➡️ Japão: O seu pico foi de 1,4 biliões de dólares em 2021, caindo para 1,2 biliões de dólares agora.


No total, as reservas oficiais estrangeiras de obrigações do Tesouro dos EUA caíram gradualmente de um pico de aproximadamente 4,2 biliões de dólares em 2021 para 3,9 biliões de dólares actualmente.

A participação estrangeira caiu drasticamente de 41% para 13% devido à emissão maciça de obrigações do Tesouro desde a Crise Financeira global.3-Feb-11-2026-09-54-43-9991-AM
Os Estados Unidos não estão a ser “vendidos”, estão a ser financiados de forma diferente, com o comprador marginal a migrar cada vez mais dos bancos centrais estrangeiros para investidores e instituições norte-americanas. 

No caso de a procura privada não conseguir acompanhar as emissões de obrigações pelos Estados Unidos, o mecanismo de ajustamento será o aumento das taxas de juro, a depreciação do dólar ou ambos.


Fontes: Ned Davis Research

Partilhar este artigo: