Será que a prata vai seguir o ouro?

feature-image

Perdeu o rally do ouro? Ainda vai a tempo de acompanhar a subida da prata que já superou os $36 por onça hoje. Este é o nível mais elevado desde Fevereiro de 2012. O ouro e prata são considerados activos de refúgio durante a incerteza económica. A prata também é amplamente utilizada em indústrias como electrónica, energia solar e veículos eléctricos devido à sua alta conductividade eléctrica, o que representa metade da procura pela prata. Além disso, o Silver Institute reportou défices de oferta da prata nos últimos cinco anos, com a produção de minas em 2022 atingindo apenas 843,2 milhões de onças, bem abaixo do pico de 900 milhões em 2016. 

prataO ouro subiu quase 30% desde início do ano enquanto a prata valorizou 24% no mesmo período. Esta diferença implica ganhos adicionais para a prata, graças à sua forte e consistente correlação com o ouro. Para além disso, a prata também ainda está longe de sua máxima histórica de quase $50 por onça atingida em 2011. O ouro, por sua vez, já alcançou vários recordes históricos em 2025.

O rácio ouro-prata desceu para 94, após ter tocado no 105 em Abril quando atingiu o seu nível mais elevado desde Maio 2020. Um rácio menor significa que a prata está a valorizar relativo ao ouro. Historicamente, o rácio entre a prata e o ouro é ligeiramente superior a 50 mas nos últimos 10 anos tem sido de cerca de 80.

ratioFonte: Reuters

Partilhar este artigo: