Será que as acções europeias continuam atractivas?

feature-image

A recente rotação para acções value e cíclicas tem sustentado as acções europeias, com 16 dos 20 sectores do índice Euro Stoxx 600 valorizando desde o final de Outubro. Para além disso, as bolsas europeias têm sido beneficiadas porque existem poucas cotadas tecnológicas na Europa.

Por conseguinte, o índice europeu principal é agora negociado a cerca de 18 vezes os lucros, ou seja, dois pontos percentuais acima da sua média de cinco anos.

stoxx1

As acções do sector dos recursos básicos subiram mais de 30%, elevando o seu múltiplo Preço/Lucro (P/L) para 22 vezes, bem acima da sua média de cinco anos, apesar da sua rendibilidade historicamente baixa.

Contudo, os ganhos parecem ser mais impulsionados pelo optimismo em torno do crescimento global e da recuperação da indústria europeia, do que pelos fundamentais das empresas.

No entanto, o valor não desapareceu por completo. Cerca de metade dos sectores do índice Euro Stoxx 600 ainda negoceiam abaixo dos seus múltiplos P/L médios históricos.

stoxx2

O sector financeiro destaca-se em particular: as avaliações permanecem razoáveis, os lucros têm sido fortes e a rendibilidade está acima da média dos últimos cinco anos.

bancos-4

A partir daqui, os lucros das empresas terão que justificar as avaliações elevadas nos sectores mais caros e os investidores têm que ser cada vez mais selectivos na sua escolha de acções europeias.

 

Fonte: Bloomberg, Reuters

Partilhar este artigo: