
O índice S&P 500 registou 9 sessões consecutivas de subidas, a mais longa série de ganhos desde Novembro de 2004. Na semana passada o índice S&P 500 valorizou 2,9%, revertendo todas as perdas após o "Dia da Libertação.
Historicamente, o primeiro ano de um ciclo presidencial nos Estados Unidos tende a passar por uma consolidação lateral, antes de valorizar ainda mais ao longo do resto do ano.
O retorno médio do índice S&P 500 no primeiro ano de um ciclo presidencial é de +6,6%, com "drawdowns" médios de -16,3%. Em 2025, a maior queda do benchmark em relação ao máximo atingido foi de -19%, em linha com a média a longo prazo.
Com o índice S&P 500 aproximando o ponto de equilíbrio, após uma recuperação impressionante em Abril, é provável que ganhe entre +6% a 7% no segundo semestre de 2025, para atingir a sua média histórica para ciclos presidenciais.
Após 100 dias desafiadores com o Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos, a boa notícia para os investidores é que os retornos futuros historicamente têm sido bastante atraentes, após a fase de correcção durante o primeiro ano do ciclo presidencial. Após atingir os mínimos, o índice S&P 500 registou ganhos médios de +12,8% e +12,6%, respectivamente, nos 6 e 12 meses seguintes.Fonte: Piper Sandler, Sherwood