S&P 500 supera 7.000 pela primeira vez com investidores em modo Risk-On

feature-image

Os investidores nunca estiveram tão dispostos a assumirem riscos nos mercados globais desde 2021, segundo a mais recente análise do Goldman Sachs. Este modo "Risk-On" está a ser impulsionado, principalmente pelas expectativas de uma recuperação económica mais robusta em regiões como Europa, Japão e mercados emergentes. 

O indicador de apetite por risco do banco, Goldman Sachs Risk Appetite Indicator Index (GSRAII), atingiu 1,09, o seu nível mais elevado desde 2021, alcançando uma leitura no 98º percentil. À medida que a pontuação RAI aproxima-se de 1 ou mais (ou seja, níveis muito optimistas), isso geralmente pode indicar retornos mais moderados no futuro e/ou uma maior probabilidade de uma correção no curto prazo.

rai

Segundo o Goldman Sachs: “Níveis tão elevados de apetite ao risco são raros, houve apenas 6 casos em que o RAI ultrapassou 1,0 desde 1991, o que torna mais difícil extrapolar padrões históricos. Dito isso, na maioria dos episódios, as acções proporcionaram retornos positivos nos 12 meses subsequentes, mas os retornos desaceleraram após cerca de 6 meses.”rai2Os intervenientes do mercado, desde investidores de retalho a hedge funds, continuam a adoptar uma postura optimista.

Embora os indicadores de alavancagem tenham apresentado apenas uma leve recuperação nas últimas semanas, os níveis absolutos mostram que a alavancagem está a atingir o limite superior da história recente e aproximando-se dos picos de ciclos anteriores.

É importante destacar que o aumento da alavancagem parece menos imprudente e mais gradual na margem, consistente com um ciclo de risco em amadurecimento, em vez de um pico especulativo.3-Jan-28-2026-03-35-32-7722-PMO posicionamento em relação à volatilidade conta uma história semelhante: os gestores de activos estão mantendo a maior exposição líquida vendida ao VIX da última década, um sinal claro de confiança na estabilidade do mercado no curto prazo.
vix-Jan-28-2026-03-36-32-6462-PM
Paralelamente a esses dados, diversas sondagens de sentimento indicavam uma tendência positiva, como o da American Association of Individual Investors que é a mais optimista desde Novembro de 2024.

BULL
Fontes: American Association of Individual Investors, Goldman Sachs Global Investment Research

Partilhar este artigo: