
Após anos de expectativas num futuro de inteligência artificial, as acções que estão a destacar este ano, são as tecnológicas menos sensalistas da indústria tecnológica, tais como as empresas de armazenagem e memória.
A Seagate Technology, que fabrica discos rígidos para computadores, é a acção com o segundo melhor desempenho no índice S&P 500 este ano, após uma valorização de 160%. A rival Western Digital ocupa o terceiro lugar, com um ganho de 140% e a Micron Technology, a maior fabricante de chips de memória dos EUA, está em sétimo lugar, após uma série recorde de 12 ganhos diários consecutivas, elevando a sua valorização para 93% em 2025.
Para os mais optimistas, a forte subida de um grupo de empresas tipicamente discretas, que até foram fundadas antes de Mark Zuckerberg e Sam Altman nascerem, demonstra como a procura imparável por equipamentos de computação de IA está beneficiando uma ampla gama de negócios. Para os pessimistas, no entanto, é o sinal mais recente de que o mercado de acções foi engolido por uma bolha prestes a arrebentar.
Por outro lado, a Seagate, Western Digital e Micron até são as empresas subvalorizadas do índice S&P 500 devido à sua natureza cíclica e o facto de serem pouco seguidas pelos investidores.
Fonte: Bloomberg