Ursos desaparecem das bolsas europeias, o que aconteceu da última vez?

feature-image
Pela primeira vez em oito anos, os analistas de mercado nunca estiveram tão optimistas em relação às bolsas europeias.

Não existe um único pessimista entre os 17 especialistas de mercado consultados pela Bloomberg. Quatro estrategistas, incluindo os do BNP, UBS e Deutsche Bank estimam uma subida de quase 13% do índice Stoxx 600 em 2026. O ING Groep é o que tem a previsão mais baixa, com uma meta que implica uma queda de apenas 3% enquanto nenhum analista prevê uma descida significativa no mercado de acções europeu no próximo ano.

O índice Stoxx Europe 600 deverá subir cerca de 7% até o final do próximo ano, atingindo 620 pontos, segundo a previsão média dos 17 analistas. 

2026-1

A última vez que os analistas estiveram tão bullish foi em 2018, quando o índice Stoxx 600 afinal desvalorizou 13%.

Os analistas esperam uma recuperação significativa na Zona Euro em 2026 e algum estímulo subsequente, especialmente se a China recuperar. As tarifas poderão ser reduzidas para aliviar as pressões inflacionárias dos EUA, o que beneficiaria regiões exportadoras como a Europa.

As acções europeias registaram um forte desempenho em 2025, com o índice Stoxx 600 valorizando 15% e a caminho de um terceiro ano consecutivo de ganhos. As bolsas europeias beneficiaram do interesse de investidores que procuravam diversificação fora dos EUA, atraídos pelas avaliações mais baixas, política monetária expansionista e a promessa de aumento das despesas governamentais.

macro

Contudo, a perspectiva económica actual apresenta semelhanças com as condições do início de 2018.

As previsões também eram optimistas, as taxas de juros estavam baixas, o crescimento dos lucros rondava os 10% e as acções fecharam 2017 com um avanço de quase 8%. Acontece que 2018 foi volátil e marcado por um susto no crescimento económico.

No início de 2025, os analistas estavam pessimistas em relação à Europa porque as tarifas representavam uma grande ameaça aos exportadores, enquanto a turbulência política em França e no Reino Unido tinha afastado os investidores. De facto, a Europa apresentou uma forte melhoria na sua economia e os dados indicam que as revisões de lucros são positivas e estão melhorando. Ainda assim, o ano pode não ser fácil. A subida em 2025 foi fortemente concentrada nos sectores bancário e de defesa. O sector bancário representou 45% dos retornos do Stoxx 600, enquanto as acções de defesa representaram 13%.

europe-1

Fonte: Bloomberg

Partilhar este artigo: