Vendas de veículos eléctricos na Europa subiram 37% em Janeiro

feature-image

Em Janeiro, as vendas de automóveis na Europa recuaram 2,1% devido à fraca procura por veículos híbridos plug-in e modelos a gasolina e diesel. Alemanha, França, Itália apresentaram quedas enquanto Espanha registou uma ligeira recuperação. Por outro lado, as vendas de veículos eléctricos registaram uma subida de 37%, especialmente na Alemanha, Reino Unido e Itália.

autoOs registos de novos automóveis híbridos voltaram a ultrapassar os de veículos movidos a gasolina na Europa em Janeiro, representando 34,9% do mercado, menos 18,4 pontos percentuais do que no mesmo mês de 2024. Os modelos a gasolina representaram 29,4% do mercado e os veículos a diesel 10%, menos 27 pontos percentuais do que no mesmo período do ano passado.

Os veículos eléctricos na Europa ainda representaram 15% dos registos, muito aquém das metas estabelecidas para os fabricantes pela Comissão Europeia de 25% em 2025 e 100% em 2035. Contudo, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis tem apelado a um relaxamento das regras europeias sobre as emissões de dióxido de carbono, o gás mais responsável pelo aquecimento global, das quais surgem as metas de vendas de automóveis eléctricos.
cars

A Renault e Volkswagen foram as marcas que mais venderam em Janeiro, com subidas de 5,4% e 5,3%, respectivamente. Por outro lado, a Stellantis sofreu uma queda acentuada de 16% no primeiro mês do ano de 2025 devido ao fraco desempenho das marcas Peugeot, Citroën e Fiat, que compõem o grupo.

marcas

A Tesla vendeu apenas 7.517 unidades na Europa no primeiro mês deste ano, uma queda homóloga de 45,2% e atingindo um mínimo de dois anos. A marca foi prejudicada por uma mudança na gama e também, potencialmente, por posições controversas assumidas pelo dono da empresa, Elon Musk.

teslaFonte: Bloomberg, ACEA

Partilhar este artigo: